sexta-feira, 6 de maio de 2011

FORUM INTERNACIONAL DE MULHERES DO FUTURO PELA PAZ DO PLANETA

Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta

Dia Internacional do Poeta



Todo dia é Dia de Poesia!
Projetos "Expo - PoemArte" "Faces de Clarice" &
"Poesia em Eternitude".

- Homenagem aos Poetas do Mundo e à Poesia da Alma.
*Poetisas e Pintoras numa interação de linguagens.




"Olhares Orquidais" - Azul, de Ana Luisa Kaminski -Brasil



"Deusa Egípsia", de Edy Silveira - Brasil



"Senhora de Avalon", de Luiza Caetano - Portugal



"A leitora", de Solange Malosto - Brasil



"Alma do Violoncelo", de Ana Felix Garjan - Brasil


Todo dia é Dia de Poesia!

O Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta, os Grupos Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI homenageiam o Dia do Poeta através de poetisas brasileiras e de outros países.


ARTFORUM DA POESIA 2008 - 2009


Meu Deus, me dê a coragem


Meu Deus, me dê a coragem
de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites,
todos vazios de Tua presença.
Me dê a coragem de considerar esse vazio
como uma plenitude.
Faça com que eu seja a Tua amante humilde,
entrelaçada a Ti em êxtase.
Faça com que eu possa falar
com este vazio tremendo
e receber como resposta
o amor materno que nutre e embala.
Faça com que eu tenha a coragem de Te amar,
sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.
Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços
o meu pecado de pensar.

*Clarice Lispector - Brasil


MOTIVO

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou se desfaço,
- Não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

*Cecília Meireles - Brasil



Sonhar


Sonhar é transportar-se em asas de ouro e aço
Aos páramos azuis da luz e da harmonia;
É ambicionar o céu; é dominar o espaço,
Num vôo poderoso e audaz da fantasia.

Fugir ao mundo vil, tão vil que, sem cansaço,
Engana, e menospreza, e zomba, e calunia;
Encastelar-se, enfim, no deslumbrante paço
De um sonho puro e bom, de paz e de alegria.

É ver no lago um mar, nas nuvens um castelo,
Na luz de um pirilampo um sol pequeno e belo;
É alçar, constantemente, o olhar ao céu profundo.

Sonhar é ter um grande ideal na inglória lida:
Tão grande que não cabe inteiro nesta vida,
Tão puro que não vive em plagas deste mundo.

*Helena Kolody -
Brasil


Ser Poeta


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não ter sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, e ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

*FlorbelaEspanca -
Portugal


Poesia


poesia é tocar
o céu da boca
com a língua
possuir a alma
sem abraçar o corpo
beijar com os olhos
a cada encontro
clandestino

poesia é fomentar desejos
fazer fumaça
pegar fogo
virar cinzas

ultrapassar a linha tênue
existente
entre os tempos
de chegadas
e partidas

poesia é ser o ser
do teu ser
mesmo separados
até ficar de vez
entranhada
em tuas vísceras

*Lúcia Gönczy - Brasil

Tua chegada

Grito o meu grito de amor
nessa noite que começa ausente de ti
viajo em pensamentos que me levam a lugares
antes nunca idos
aquieto minha alma tentando ouvir teu chamado
ouço ao longe o barulho
dos ventos me trazendo teu recado
ja vou meu amor, me espere
é o tempo chegado
do encontro enfim almejado
desde outrora
falas-me ao ouvido mesmo que distante
que ora ou outra chora
a saudade doída desse amor verdadeiro
que é de outras vidas
desde o instante primeiro
deixe em mim a certeza que virás
mande um pássaro correndo me contar
tenho razões pra acreditar
que não vai tardar
a tua chegada.

*Rosane Silveira - Brasil



"Palavras Partilhadas"


A palavra é uma partilha
de emoções e sentimentos!

Pela palavra unimos
Pela palavra, sentimos
e dividimos momentos
tristezas e amargores

A palavra é uma espada
de gumes tão aguçados

Se?
liberta de pudores
fere até os seus amores

A palavra é uma partilha
faz a guerra e faz a paz
tal como uma bandeira
ou um hino entre os Homens

Sem medos cantada e liberta
neste mundo de emoções

Se usa! se acusa! e se abusa!
Nem sempre com a PALAVRA CERTA


*Luiza Caetano - Portugal


O vestido

No armário do meu quarto escondo de
tempo e traça meu vestido estampado em fundo preto.
É de seda macia desenhada em
campânulas vermelhas à ponta de longas hastes delicadas.
Eu o quis com paixão e o vesti como um rito, meu vestido de amante.
Ficou meu cheiro nele, meu sonho, meu corpo ido.
É só tocá-lo, volatiza-se a memória guardada:
eu estou no cinema e deixo que segurem minha mão.
De tempo e traça meu vestido me guarda.

*Adélia Prado -
Brasil


Borbulhas de Amor

Deixarei este cara
trazer em si sonhos doces,
leves desejos de amar,
pois sinto em mim
seus sinais, sua voz.

Chegarei na noite orvalhada,
sem medo de sofrer,
abrirei os braços
só para sentir seus abraços.

Deixarei para trás o caos da vida,
Ele guardará segredos que são só seus,
escondidos nos baús da estrada.

Dançarei cintilada de estrelas,
aos acordes de violinos,
buscando sua face.

Cantaremos versos,
Ele oferecerá uma taça de vinho.

Amarei seus olhos em mim,
brandos sorrisos
mãos de suaves toques,
breve descanso à solidão,
até que chegue a madrugada.

Esquecerei minhas lágrimas,
Ele jogará as suas ao canto,
lentamente borbulharemos amor,
avivando chamas já esquecidas,
Conceberemos poesia.

*Soninha Porto - Brasil


Sonhar

SonhaR jÀ nao e mais preciso.
minha vida, agora È um sonho.
ja nao vivo mais a vida dos mortais.
tudo se confundiu enm minha mente.
fantasia com realidade.
passado ,presente e futuro ,se misturam
na grande ,roda da viDa...
a girar...
a transformar ...
sorrisos em lamentos.
corro pelo vasto campo de nÈvoa.
tento alcançar.
meu mundo que deixei fora DE mim.
mas nao mais e possivel.
levei minha alma alem.
da terra habitada
hoje habito no INFINITO.
da minha fragil existencia
sou como uma noite sem lua
e um dia em plena eclipse solar
espero o retorno das ondas
espero a volta da primavera
olho os vales...
as campinas...
e levito no ar...
e longe vejo a vida a passar.
a deixar um por um...
os habitantes da terra.

*Anna Karenina - Brasil


Ser ou não Ser

Sou luta permanente
não preciso inimigo
para minhas batalhas
nem preciso tampouco
quem me salve

eu... minha pátria
eu... minha vitória
eu... minha derrota

Moro em meu pensamento
mas eu sou o que sinto

Quanto eu penso eu erro
quanto eu sinto eu acerto
logo o pensamento
virá dar-me a razão
com o passo do tempo
mais não a quero

Eu então prefiro
negar o acerto
só para não perder-te
e negar-me a mim própria
só para não perder-te
porque se te perco
me perco

*Concha Rousia - Galiza


Onde Estás?

Andei procurando o vento, para saber onde estás…
Respondeu-me a ventania: isto nunca saberás.
Ventania vai ligeira, se transformar em tufão,
Ai, ninguém me respondeu - eu não sei de você, não!

Insisti com o mar bravio, e perguntei de você;
Ao que ele marejou: você nunca vai saber!
Foram e voltaram as ondas, não quiseram me contar.
Segredos tão bem guardados, estão no fundo do mar.

Sabe lá se alguma estrela, poderia me contar,…
São sempre tão curiosas, com malícia a nos piscar…
Não, elas nada disseram, ciumentas como quê,

Preferiram se calar, caidinhas por você!
Não satisfeita eu pedi, fiz pra Deus uma oração…
Então ele me mostrou, você, no meu coração!

*Mírian Warttusch - Brasil


Poeta

Hoje... do que precisas
para que meus olhos bebam
a essência de tuas linhas?
sorver teu vinho...
tocar de leve os lábios...
a borda da taça em letras
sentir o sabor...
olhar de mansinho...
tuas pegadas...
nesse caminho
de emoção?
quero entender...
choras
porque choras
mais do que sorris?
Poeta...
quero chegar perto...
te ver ...
que beleza tens...
que amor...
quanto amor...
quero ouvir...
teu coração,
o pulsar...
vou tocar tuas palavras
te conheço tão bem...
Poeta...
quero ver tua alma.

*Leninha/Sol - Brasil


Poesia

Poesia
Eco maravilhoso
Arte da vontade da palavra
Ascendendo no espírito
Esplendor dos hiperbóreos
Almas luminosas, transparentes.
Primavera de Delfos
Oráculo de Pítia
Cisne de Apolo
Mensageiro da alma
Ondas etéreas de luz
Fosforescência da alma

*Dora Dimolitsas -
Brasil


Ao Poeta

O poeta é destro...
Ele canta a alma...
E me encanta...

Em versos reversos...
Ele escreve...
Amor / paixão...
Amor / solidão...

E eu o admiro...
Pelo seu coração...
Pela sua inspiração...
Pelo seu versejar...
Seja ele somente...
Amor ou ilusão...

Em versos desnudos...
Ele fala de mim...
Ele fala de ti...
Ele fala de nós...
Ele canta o amor...
E descreve a solidão...

E assim é o poeta...
Mente atrevida...
Sempre aberta...
Com papel e caneta...
Expressa suas emoções...
De uma forma tão natural...

*Vania Staggemeier -
Brasil


Poesias e Sonhos

A poesia catalisa os sonhos
Os sonhos estimulam a inspiração
A essência é escrever poesias
Pois sonhar é a grande solução

Em cada poesia escrita
Tem a singeleza do ato de sonhar
Pode parecer clichê
Mas é o que sinto ao escrever

Sonhos e poesias tem poderes
De nos libertar da ditadura do silêncio
Através dos sonhos somos capazes
De neutralizar o canto imaginário da razão

Por meio da poesia, dos sonhos e da razão
Tornamos-nos capazes da humanização
As intempéries que a vida
Por vez nos propícia

O escrever poesias sobre a forma de vida
É a forma de reinventar nosso próprio futuro
A poesia é momento de sublimação
E sonhos que se catalisam

*Graciela da Cunha -
Brasil


Carrossel

Os sentidos navegam
pelos ares
e em silêncio se entranham
em nossas peles.

Vago odor adocicado
flutua entre os corpos,
que giram abraçados.
Carrossel.

A embriaguez é de
sons e palavras.
Inquietante melodia,
selvagem afrodisíaco.

Cortinas de chuva
vestem as janelas
e observam pelo vidro
nossos corpos
se desvanecerem...

*Helena Jorge -
Brasil



Bondade e Amor

A Bondade e o Amor são duas flores lindas
Que fazem nossa vida diferente
Não escura,mais clara.
Quem é bom doa um pouco
Quem ama vive para dar.
Quem é bom suporta ofensa
Quem ama esquece.
Quem é bom compadece-se
Quem ama ajuda.
Quem é bom sorri
Quem ama faz sorrir.
Quem é bom começa e acaba
Quem ama faz o impossível.
Quem é bom ajuda quando está perto
Quem ama sempre está perto para ajudar.
Quem é bom põe rosas em nossos caminhos
Quem ama faz nossos caminhos de rosas.
Quem é bom vai conosco até o calvário
Quem ama fica por nós numa cruz.
Quem é bom releva os erros
Quem ama não deixa errar.
Quem é bom não decepciona
Quem ama jamais fica decepcionado.
Voce já experimentou Amar de Verdade?
Não basta ser bom tem que Amar

*Dalva Barros - Brasil


As poetisas
convidadas nessa e próximas etpas, serão convidadas a participar do Projeto 1ª Antologia "Cartas ao Futuro de Mulheres Contemporâneas 2009. Esse especial Projeto estará vinculado à*Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector", Poetas e Artistas do Mundo, Academia Cora Coralina e Academia de Artes Literárias.


Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector":

http://cidadeartesdomundo.blogspot.com

*Poetas e Artistas do Mundo:
http://poetaseartistasdomundo.arteblog.com.br

*Academia de Artes Literárias:
http://artepalavrasgarjan.bloguepessoal.com

Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=mB8OxGFbmCU

Brasil, 20 de outubro de 2008
Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI


Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 23h02
[(0) ] [envie esta mensagem] []


Exposição Cia EDY ART E POESIA NO RIO

A ARTE E A POESIA SABEM LER O MUNDO E PROPOR
MUDANÇAS AO GRANDE PÚBLICO. O FÓRUM DE
MULHERES APÓIA ESSE EVENTO CULTURAL E A
MOSTRA DE ARTE...
"Exposição Cia EDY Art e POESIA" no Rio

O FÓRUM DE MULHERES DO FUTURO PELA PAZ DO PLANETA
& OS GRUPOS ARTFORUM BRASIL APOIAM ESSE EVENTO!

Rede Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI:
Paz, Arte, Cultura, Ecologia Humana e Você.


CONVITE ESPECIAL:
CIA EDY ART & ARFORUM BRASIL XXI

"Cia Edy Art e POESIA" e Artforum Brasil XXI
Convidam V.Sa. para esta exposição no Rio de Janeiro -
Brasil.

*Período da Mostra:
09 de outubro a 02 de novembro de 2008

***VERNISAGEM: 10 de outubro/2008

Programação:

*Abertura às 19:30 horas, com a leitura do
Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do
Planeta;

*Declamação de poemas feitos com inspiração
nas obras de arte, por poetas convidados;

*Visitação às obras de Arte e Coquetel;

*Distribuição do folder "Manifesto Verde pela Paz
da Humanidade e do Planeta (Artforum Mundi
Planet) e folders da Cia Edy Art.

Contamos com a sua presença!

*Local:
Centro Cultural Suassuna
Av. das Américas n° 2603, Barra da Tijuca – RJ
www.centroculturalsuassuna.com.br
Tel (21) 2439-8002

Veja no álbum as Obras de Arte da Exposição
" CIA EDY ART E POESIA ", no CENTRO CULTURAL
SUASSUNA - Barra da Tijuca - RJ:
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3586304685513144588&aid=1219868292

*Curadoria - CIA EDY ART / MARCHAND -
EDY SILVEIRA - Contato: 55 (21) 8733-0610
edinirasilveira@yahoo.com.br

*PARCERIAS CULTURAIS NESTE EVENTO:

*Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
& La Maison D'Art - Ana Felix Garjan &
Grupo de Curadores da Rede Artforum Mundi

*Artforum Brasil XXI IN São Paulo
Representante - Sonia Maria Batista & Produções

*Artforum Brasil XXI IN Minas Gerais
Representante - Solange Malosto & Produções

*Artforum Brasil XXI IN Rio de Janeiro
Edinira Silveira -Cia Edy Art / Marchand & Produções.

*Assine o Manifesto Verde pela Paz da Humanidade
e do Planeta:
http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Visite:
Poetas e Artistas do Mundo/ARTFORUM:
http://poetaseartistasdomundo.arteblog.com.br

Brasil, 09 de outubro de 2008
La Maison D'Art Ana Felix Garjan - Produções


Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 03h20
[(1) ] [envie esta mensagem] []


Nenhum comentário:

Postar um comentário